Neurocirurgião piloto de Porsche é indiciado por morte de mulher em evento automobilístico em SC
06/11/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO: acidente com Porsche deixa uma mulher morta e duas feridas durante evento de carros
A Polícia Civil indiciou um médico neurocirurgião que pilotava uma Porsche e seis organizadores de um evento de carros por homicídio doloso e lesão corporal. O condutor do veículo perdeu o controle durante a programação do "Subida da Montanha" em Grão-Pará, no Sul de Santa Catarina, em 22 de agosto. No episódio, Patricia Oening Foss, de 38 anos, morreu e outras duas pessoas ficaram feridas (assista acima).
O atropelamento foi flagrado por câmeras de segurança. Segundo a delegada Jucinês Ferreira, análises descartaram falha mecânica e comprovaram o tráfego em velocidade superior a 100 km/h. Além disso, o evento foi feito sem autorização formal das autoridades e sem estrutura técnica de segurança.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O inquérito será remetido nesta quinta-feira (6) ao Ministério Público. Procurada, a defesa de Davidson Alba "manifesta perplexidade com as conclusões da autoridade policial, sobretudo por estar em dissonância com os elementos coletados na apuração policial" (leia a íntegra no fim do texto).
A organização do evento foi procurada, mas não retornou até a última atualização desta reportagem.
Veja o que disseram na época do acidente a defesa do motorista, a prefeitura e a organização do evento
Vítima era balconista e havia acabado de chegar ao evento de carros
O que aconteceu
Imagens mostraram que o neurocirurgião, de 37 anos, avançou a área de escape e atingiu as três pessoas. O homem chegou a ser preso, mas pagou fiança e foi liberado.
Em relato à polícia, ele disse que participava da largada promocional em um trecho isolado da avenida, quando perdeu o controle do veículo, ultrapassou a barreira de segurança e atingiu três mulheres que assistiam à apresentação.
Conforme a delegada, durante a investigação, a maioria dos interrogados disse que não houve a incitação a acrobacias ou ao emprego de altas velocidades. Porém, há registro audiovisual que captou instruções direcionadas aos pilotos sobre como deveriam se apresentar, incluindo a orientação para que atingissem a velocidade de aproximadamente 150 km/h.
"Verificou-se que a maioria dos condutores realizou manobras controladas, e que apenas um ou outro praticou acrobacias que, embora não tenham resultado em acidentes, evidenciam o ambiente de risco assumido", disse a delegada em nota.
Ainda conforme Jucinês, havia grande concentração de público, incluindo crianças e adolescentes, o que agravou o risco e a previsibilidade do resultado.
"Esses elementos, objetivamente cotejados pela autoridade policial, demonstraram que o condutor e os organizadores tinham plena consciência do perigo concreto criado, assumindo voluntariamente o risco das consequências fatais e lesivas, diante das condições inseguras e da velocidade empregada", afirmou.
LEIA MAIS:
VÍDEO: mulher morre após atropelamento com Porsche em evento de carros esportivos
Após morte por reação alérgica em tomografia, polícia pede prontuários médicos de jovem
Vítima foi identificada como Patricia Oening Foss, de 38 anos.
Reprodução
O que diz a defesa do motorista na época do acidente
A defesa do Dr. Davidson Alba, realizada pelos advogados criminalista Rodrigo Oliveira de Camargo e Daniel Tonetto, manifesta perplexidade com as conclusões da autoridade policial, sobretudo por estar em dissonância com os elementos coletados na apuração policial.
Por outro lado, tem consciência que esta é apenas uma etapa do ritual judiciário, que não vincula o Ministério Público, responsável pela acusação formal, e que mantém confiança no esclarecimento dos fatos e na correta distribuição de justiça, após o devido processo legal.
O que disse a prefeitura na época do acidente
A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará.
Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.
Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança.
Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.
O que disse a organização do evento na época do acidente
A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa, com profundo pesar, que uma das vítimas do acidente ocorrido durante a apresentação dos carros participantes nesta sexta-feira, 22 de agosto, infelizmente veio a óbito.
Desde o primeiro momento, todas as medidas de socorro foram tomadas com a máxima urgência e, neste momento de dor, nossa prioridade é oferecer acolhimento e apoio integral à família da vítima, em conjunto com as autoridades competentes.
Reiteramos que o desfile, realizado de acordo com as normas de segurança, objetivava tão somente a demonstração dos carros e dos pilotos ao público, em baixa velocidade, com respeito as áreas delimitadas (frenagem e escape), conforme previamente repassados aos pilotos e aos órgãos públicos por essa organização.
Permanecemos colaborando com as autoridades na apuração dos fatos e reforçamos nosso compromisso com a transparência e o respeito à comunidade.
Manifestamos nossa mais profunda solidariedade à família e aos amigos da vítima, estendendo nossos sentimentos a todos os envolvidos.
Polícia Civil faz perícia em carro de luxo envolvido em acidente em Grão-Pará
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias