Filhote de jacaré com condição rara é resgatado em estação de esgoto em Balneário Camboriú; VÍDEO
01/08/2025
(Foto: Reprodução) Filhote de jacaré com condição rara é resgatado em estação de esgoto em SC
Um filhote de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) com leucismo foi resgatado dentro de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O animal foi encontrado por funcionários na quarta-feira (30), e o momento do resgate foi registrado (veja acima).
🐊O leucismo é uma condição genética rara que causa perda parcial da pigmentação da pele, mas diferente do albinismo, não afeta a cor dos olhos. Essa falta de pigmentação compromete a camuflagem do animal, o tornando mais vulnerável a predadores e dificultando a busca por alimento.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo os funcionários, é comum encontrar jacarés da espécie vivendo em ambiente naturalizado na região. Eles relataram que as fêmeas costumam proteger os ninhos, ajudar na eclosão dos ovos e acompanhar os filhotes por meses, ou até um ano. Porém, o filhote estava sozinho e sem os cuidados da mãe.
Após o resgate, o jacaré foi encaminhado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde passará por avaliação veterinária. A decisão sobre o destino final do animal será feita pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), responsável pela gestão da fauna silvestre no estado.
Após o resgate, o jacaré foi encaminhado ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, onde passará por avaliação veterinária.
PMSC
LEIA MAIS:
Jacaré-de-papo-amarelo é considerado 'guardião' da água e da floresta
Jacaré 'atende' criança ao ser chamado pelo nome em rio; especialista explica comportamento
🐊'Guardião' da água e da floresta
Jacaré-de-papo-amarelo emite sons pouco conhecidos
Não é difícil encontrar por aí alguém que tenha medo ou aflição de jacaré. Muitos sentimentos assim surgem devido à lendas, histórias e até filmes que mostram esses animais como símbolo de perigoso, mas na realidade é possível conviver em harmonia com esses seres, sem precisar temê-los ou até feri-los.
O jacaré-de-papo-amarelo possui ampla distribuição na América do Sul, porém 70% dos indivíduos dessa espécie estão no nosso país. Na Mata Atlântica esse bicho considerado como "guardião da água e da floresta" enfrenta muitas ameaças. Mas com a conscientização ambiental e atual de pesquisadores o cenário crítico pode ser revertido.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias